sábado, 30 de junho de 2012

Pedrinho e Pirata

Ortensia Quintino
A história se passa na praia do Curral na Ilhabela onde morava um menino chamado Pedrinho. Pedrinho era um menino que acordava cedo para ajudar seu pai na pesca, a qual era o único sustento da família. Ele tinha um cachorro chamado Pirata. Colocou esse nome porque ali na Ilhabela atracava muitos navios piratas e o cachorro tinha uma mancha marrom no pêlo da testa que cobria um dos olhos e parecia um tampa olho de pirata.
Pirata era um cachorro sapeca, quando Pedrinho voltava da pesca lá estava ele esperando o para brincar. Pedrinho ajudava seu pai a puxar a canoa e a estender as redes e depois lá ia ele brincar com Pirata. Pirata ia a sua frente pulando e rodopiando e o cachorrinho gostava muito de cavar a areia e achava tudo...Carcaça de animal marinho, pedaço de madeira, depois enterrava tudo novamente. Pedrinho achava divertida aquela brincadeira e dava vida a imaginação. Pedrinho deu nome a brincadeira de caça ao tesouro. Todo dia eles brincavam. Pirata não se cansava daquela brincadeira, toda vez que ele achava algo ele corria e chamava seu dono para compartilhar o que havia achado.
 Um dia seu Sebastião pai de Pedrinho, acordou cedo e disse: “Hoje não vamos sair, o tempo virou e o mar está agitado. Aproveite o dia para brincar” Pedrinho gostava muito da pesca, mas pensou: “Até quando vou viver pescando”. Meus pais já estão cansados e com certeza quando crescer vou ser pescador igual ao meu pai. Amo o mar, a pesca, mas quero dar um pouco de conforto a meus pais. Pedrinho vivia sonhando, suspirando. "Ah se eu pudesse dar uma vida melhor a meus pais e a pesca fosse somente uma diversão para nós”.
Seus pensamentos foram interrompidos pois, Pirata como sempre achara algo e lá estava solicitando sua presença. para mais uma brincadeira. Pedrinho se aproximou e dessa vez não era nenhum pedaço de madeira, nem carcaça de animal marinho que pirata havia descoberto era um baú com um tesouro que estava escondido desde o tempo dos escravos, foi então que Pedrinho realizou seu sonho e foi correndo contar para seus pais...

                                                                                                                                          




EU TENHO UM GATINHO
CHAMDO CETIM
É ALEGRE E MANSINHO
E GOSTA DE MIM.

BEM SEDO, NA CAMA,
VAI ELE: MIAU
E TANTO ME CHAMA
QUE FICA ATÉ MAL.

E INVENTA BRINQUEDO
E PULA NO CHÃO.
QUE EU FICO COM MEDO
NÃO TENHO RAZÃO?

MAIS ELE É MASINHO,
FERIR-ME NÃO VAIS.
SE EU FOSSE UM RATINHO,
ENTÃO AI, AI, AI.

TEM QUATRO PATINHAS
COM UNHAS ASSIM.
CURVADAS FININHAS,
SÃO GARRAS ENFIM.

MAIS NUNCA MERECE
CASTIGO, ISSO NÃO.
CETIM ME OBEDECE
DE BOM CORAÇÃO.